top of page

Olivas de Gramado completa 5 anos e amplia atrações para crianças e para os dias de chuva.



O parque, que já é uma das principais atrações da cidade, prepara para sábado (16) uma programação especial aos visitantes para comemorar o aniversário. 


O pioneirismo de cultivar oliveiras na Serra Gaúcha e a beleza do interior de Gramado fizeram do parque Olivas de Gramado uma atração única. Inaugurado em dezembro de 2018, o espaço já é uma das principais atrações da cidade que está no topo da lista dos destinos mais desejados pelas famílias brasileiras. Ao completar cinco anos, o empreendimento prepara novidades aos visitantes - do público infantil ao adulto - e no sábado (16), a partir das 16h, programação especial em um Olivas Sunset com  shows de Tonho Crocco, Tati Portela e Jappa DJ. 


Para as crianças as novidades começaram antes do aniversário do parque, com a estreia de uma temporada de Natal com um espetáculo criado com exclusividade para o Olivas. ‘O Artesão e a Bailarina - Um conto de Natal no Olivas de Gramado’ é gratuito e segue até 14 de janeiro com duas apresentações diárias (13h30 e 15h30). Três oficinas lúdicas (teatro, bonecos de luva e marionetes) complementam a programação para os pequenos. 


“Com a excelente aceitação da proposta, após a temporada de Natal, vamos dar continuidade às atividades lúdicas e artísticas para as crianças, sendo mais uma atração regular do parque”, conta o gestor de marketing Rafael Sager.  


Atração consagrada com os visitantes, o Olivas Sunset ganha uma versão para os dias de chuva, o ‘Sunset in the Rain’. “Ampliamos a cobertura da área externa da Trattoria e Deck Sunset, e assim, mesmo em dias chuvosos, temos uma atração musical no entardecer, sem perder a beleza natural que temos ao redor do parque e que o público deseja”, conta Sager. “Inclusive tem dias chuvosos em que o parque parece ainda mais belo do que nos de sol”, revela. 


Os empreendedores também trabalham em projetos envolvendo novas atrações que devem ser implementadas no decorrer de 2024, entre elas uma nova opção de conhecer diversas áreas do parque.


Na área do azeite de oliva extravirgem a expectativa é novamente de uma colheita generosa de frutos - normalmente entre fevereiro e março, dependendo dos frutos -, e por consequência um azeite diferenciado, com características únicas proporcionadas pelo solo diferenciado da Serra Gaúcha. 



Um pouco da história do Olivas de Gramado

Localizado em Linha Nova, região próxima ao centro e conhecida por ser o local de onde se originou Gramado, o Olivas de Gramado usa esses atributos a seu favor. A localização privilegiada no topo de um cânion com abundante beleza natural, surpreende o visitante com uma vista arrebatadora de diferentes ângulos do parque.


A renovação das atrações oferecidas ao público é constante. Desde a inauguração, o empreendimento oferece almoço com releituras de comidas típicas oferecido na Trattoria, visita a Boutique do Azeite, Fazendinha com mini animais e Trilhas Ecológicas


Com pouco mais de um ano e o surgimento da pandemia, as atividades ficaram suspensas exigindo dos empreendedores - Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado, e os filhos André, Daniel e Paula -, novas ideias para o negócio.  “Quando as pessoas começaram a sair do isolamento buscavam lugares abertos e contato com a natureza, com isso começaram a descobrir o Olivas e passamos a receber mais e mais visitantes a cada dia”, conta Daniel Bertolucci, sócio proprietário.


Foi neste momento de retomada que o Olivas Sunset surgiu - e hoje é uma das principais atrações do parque. “O momento do pôr do sol em nossa ‘Montanha Mágica’ sempre se destacou com o público, então começamos a promover o evento diariamente, colocamos música para quem estava na área externa. Aos poucos, com a aceitação do público, incrementamos colocando músicos e DJ´s ao vivo”, explica Daniel.


O parque, que conta com mais mais de 150 hectares de terra, sendo 29 hectares plantados com oliveiras (daí o nome Olivas de Gramado), celebrou em 2021 o resultado da primeira colheita de frutos e produção do azeite próprio, o ‘Terroir Serrano’. Já na primeira safra o azeite extravirgem foi reconhecido como um dos 500 melhores do mundo no Guia Flos Olei 2022 (Itália). A safra mais recente, de 2023, também obteve reconhecimento internacional conquistando medalha de prata no NYIOOC - New York International Olive Oil Competition (Estados Unidos).


Para André Bertolucci, azeitólogo e sócio-proprietário, “estar entre os melhores do mundo nestes concursos, é a prova de que os produtores brasileiros estão produzindo azeite de oliva extravirgem de altíssima qualidade, fazendo frente com as escolas clássicas da Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Isso nos orgulha muito e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”.


Atualmente os visitantes podem aprofundar conhecimento sobre o universo da olivicultura na Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites, saber mais sobre a origem de Gramado e explorar uma área mais exclusiva do parque, o Bosque Encantado, com o passeio do Tour Rural, ou se aventurar no Tour Vistas Exclusivas, visitando lugares do parque que só esse passeio exclusivo proporciona.


Recentemente o parque passou a ter também a Vila Bike com o aluguel de veículos elétricos e a Bike Voadora, na qual o visitante percorre 720 metros (360 ida e 360 volta) em uma bicicleta presa em um cabo de aço suspenso sobre os olivais, a uma altura máxima de 22 metros. 


ATRAÇÕES OLIVAS DE GRAMADO

Olivas Sunset: momento de curtir o pôr do sol mais lindo da Serra Gaúcha com música, alto astral, natureza e diversão. A atração acontece diariamente, exceto em dias chuvosos, a partir das 15h30m.


Trattoria: valoriza a gastronomia colonial, das famílias imigrantes, com releituras contemporâneas. O cardápio é elaborado com produtos orgânicos, sendo alguns deles colhidos da própria horta do parque, outros, provenientes de produtores locais.


Boutique do Azeite: oferece produtos da grife Olivas (azeites, infusões e cosméticos). Também é possível adquirir souvenirs, como as pelúcias dos animais da Fazendinha, objetos de decoração e utensílios domésticos.


Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites: proporciona um amplo conhecimento sobre o mundo dos azeites,  infusões aromáticas e possíveis harmonizações. Nela o visitante conhece a história do azeite e etapas do processo de plantio, manejo e extração do azeite de oliva. 


Fazendinha: Uma reprodução da arquitetura presente no surgimento de Gramado (Marco Zero), com casas e animais em miniatura, para diversão de crianças de todas as idades. No espaço, é possível ainda visitar uma réplica da Casa Hobbit, a Casa do Colono e um mirante com vista única do topo do Cânion Pedra Branca.


Tour Rural: à bordo de um ônibus e acompanhado por um guia, o visitante conhece as plantações de oliveiras, os mirantes, e todas as atrações do Olivas. No caminho é narrada a história de Gramado e dos imigrantes alemães, italianos e luso-açorianos que colonizaram a região. 


Tour Vistas Exclusivas: com estilo e conforto de um veículo 4x4, o visitante percorre  lugares ímpares e com paisagens deslumbrantes que não são acessadas de outra forma. Tem duração aproximada de uma hora. Atração cobrada à parte.


Bosque Encantado: área mais isolada do parque com um ângulo de visão diferenciado. O Bosque Encantado é uma mini floresta cheia de surpresas. O espaço tem ainda o Caminho das Oliveiras, Espaço Zen e o Poço dos Cristais de Quartzo. 


Vila Bike: reúne a área de aluguel de bikes elétricas e a Bike Voadora, que permite ao visitante pedalar 720 metros (360m ida e 360m volta) a uma altura de aproximadamente 22 metros. Atrações cobradas à parte.


Piquenique Olivas: oferecidos das 13h às 17h, para contemplar a natureza exuberante e o pôr do sol. A cesta é preparada com produtos coloniais como pães, bolos, queijos, salames, frutas, geleias e suco de uva. O piquenique pode ser feito entre os olivais, na Fazendinha ou no Bosque do Piquenique (próximo à Oliveira Centenária). 


Horta Orgânica e Estufa: ao lado da Fazendinha, os visitantes podem conhecer a Horta Orgânica, onde são cultivadas verduras e legumes sem agrotóxicos e que são utilizados nos pratos da Trattoria. Já na estufa, são cultivadas flores, frutíferas, chás, temperos e plantas paisagísticas que são utilizadas no paisagismo do parque.


Trilhas Autoguiadas: para os visitantes que gostam de explorar os destinos, o Olivas tem a Trilha do Camboatá Vermelho, que se divide oferecendo diferentes níveis de dificuldade. O trajeto mais curto e fácil possui 350 metros e leva ao mirante mais baixo, a segunda ramificação leva ao mirante mais alto, de 425 metros. É possível conhecer os vários tipos de ecossistemas e a diversificada flora e fauna nativas, catalogadas e identificadas em placas do percurso.


Passeio a cavalo: acompanhado por um tutor, o visitante (criança ou adulto) escolhe entre dois roteiros e passeia pelo parque de uma forma diferente. Atração cobrada à parte.


55 visualizações
bottom of page