top of page
Gourmet Azeite

O AZEITE DE OLIVAS

Após o surgimento das oliveiras na Grécia antiga, acredita-se que foi no início da Era do Bronze da Mesopotâmia, o local de  origem da produção de azeite de oliva, utilizando métodos arcaicos de extração.
 

Há quase 3,8 mil anos, o Código de Hamurabi regulamentava a produção e comércio de azeite de oliva na Mesopotâmia, região entre os Rios Tigre e Eufrates.


Acredita-se que na área que fica entre o sul do Cáucaso e as encostas do planalto iraniano surgiram as primeiras plantações. Os habitantes de Creta, de origem asiática, durante a Era do Bronze, criaram um sistema de olivicultura próspera, sendo uma a base da economia da ilha, em torno de 5000 anos a.C.
 

Na França, em Biblos, foram descobertos caroços de azeitona que datam do período Paleolítico. A arqueologia moderna também comprovou a existência de oliveiras na península ibérica datadas do período Neolítico.

 

No Egito antigo, já se comercializava antes da XIX dinastia, há pelo menos 3,3mil anos. Durante o império romano, houve a expansão das áreas de plantio no norte da África, península Ibérica e no Sul da França.


Foi durante o império romano que aconteceu o aperfeiçoamento dos métodos de cultivo de oliveiras e extração de azeite de oliva.  Nos tempos atuais, o cultivo de oliveira está difundido por quase todo planeta, incluindo o Hemisfério Sul, com grandes áreas de cultivo no Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE AZEITE 

Além de ser um grande protagonista na culinária, trazendo sabor aos mais diferentes pratos, o azeite de oliva extra virgem traz diversos benefícios para a nossa saúde.

 

Separamos uma lista com alguns desses fatores medicinais para te incentivar no investimento em um azeite de alta qualidade como os produzidos pelo Olivas de Gramado. 

AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

As azeitonas e o azeite de oliva contém antioxidantes, como os acteosídeos, o tirosol e os ácidos fenilpropriônicos, que combatem os danos causados pelos radicais livres no DNA da célula.

Além disso, também fornecem componentes como o esqualeno e os terpenoides, que exercem atividade anticancerígena.

PRODUÇÃO DO OLIVAS

No Olivas de Gramado existem 29 hectares de olivais, dividido em quatro setores de plantio, com mais de 12.600 pés de oliveiras, de seis variedades diferentes: as espanholas Arbequina, Picual e Manzanilla, as italianas Frantoio, Ascolana e a Grega Koroneik.

 

São azeitonas específicas para extração de azeite, exceto a Ascolana e a Manzanilla, que também podem ser consumidas como azeitonas de mesa. Cada variedade tem características vegetativas únicas, assim como perfis sensoriais distintos, podendo ser mais suave, intensa, herbácea ou frutada do que as demais.


A safra de azeitonas ocorre apenas uma vez ao ano, diferente de outras culturas. Geralmente realizamos nossa colheita entre março e abril. Nossa produção é de em média 16 toneladas de azeitonas por safra. Isso representa em torno de 6.500 garrafas de 250ml/safra.


Em nosso laboratório produzimos duas linhas de azeites aromatizados, feitos de forma artesanal, resgatando métodos de produção dos antigos frantoios italianos da década de 20, utilizando especiarias in natura que passam por um tratamento térmico e são infundidas em uma base de azeite de oliva extravirgem.


O Olivas de Gramado iniciou o plantio de oliveiras em 2013 realizando a primeira colheita em 2020.

PREMIAÇÕES OLIVAS DE GRAMADO

A dedicação e cuidados ao cultivo das olivas resultaram em safras premiadas, colocando os azeites produzidos pelo Olivas de Gramado entre os melhores do mundo.

 

O Terroir Serrano, foi selecionado para o Flos Olei 2022 (Milão-Itália), catálogo que reúne os melhores 500 azeites do planeta.

 

O Terroir Serrano – Blend de Campo Multivarietal 2023, recebeu medalha Silver Award no concurso NYIOOC- New York International Olive Oil Competition, realizado nos Estados Unidos. 

bottom of page