top of page

Autoridades do setor convidam o governador para Abertura da Colheita da Oliva no RS e participam de coletiva


O governador Eduardo Leite recebeu, na segunda-feira (5), o convite para a 12ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2024, que irá acontecer no Olivas de Gramado no dia 16 de fevereiro. 


O convite foi entregue no Palácio Piratini pelo sócio-proprietário e azeitólogo, André Bertolucci, que também é diretor de olivoturismo do Ibraoliva, junto com o presidente da entidade, Renato   Fernandes, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o deputado Frederico Antunes e o coordenador da Câmara e do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva), Paulo Lipp.




Ainda cumprindo agenda de divulgação da abertura oficial da colheita na capital gaúcha, André Bertolucci participou da coletiva de imprensa realizada pelo Ibraoliva, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela Prefeitura de Gramado. Em pauta a programação do evento, que neste ano dá ênfase à sustentabilidade e informações gerais sobre cultivo, safra e qualidade do azeite extravirgem gaúcho.


Presente na coletiva o secretário da Agricultura, Geovani Feltes, apresentou números que demonstram a força do setor no Rio Grande do Sul, e ressaltou  que uma das prioridades é ampliar a presença do azeite extravirgem gaúcho no mercado brasileiro. “São 6.500 hectares com olivais distribuídos por 112 cidades, com 360 produtores e 102 marcas registradas. Temos um terroir diferenciado e nossa produção é colhida verde e processada em 24 horas, o que faz com que a qualidade do nosso azeite extravirgem seja diferenciada dos demais”, afirma.


O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, destacou que a expectativa é muito positiva e que a escolha do Parque Olivas de Gramado se deu para valorizar a atividade realizada com respeito ao meio ambiente no local, além de valorizar o olivoturismo feito na área. Gramado também foi escolhida para sediar o evento por ter sido a região que menos sofreu com os revezes do clima no ano passado e também por ser o segundo destino mais procurado pelos brasileiros.


Questionado sobre estimativa de produção, o coordenador do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva) da Seapi, Paulo Lipp, disse que ainda não há uma estimativa sobre a produção de azeite para 2024, mas alertou que deverá ser menor do que a do ano passado devido a fatores climáticos como estiagem seguida por chuvas severas. Outro fator apontado por Lipp é que o desempenho das oliveiras foi muito irregular no sentido de contabilizar as perdas. 


André Bertolucci explicou que diferentemente de muitos produtores que foram prejudicados pelo clima de 2023, a produtividade do olival da Olivas de Gramado não foi afetada. “Os estágios de floração, polinização, fecundação e "pegamento" dos chumbinhos (embrião da azeitona, a partir do qual nasce o fruto e onde inicia seu processo de maturação) aconteceram dentro do timing correto e temos previsão de crescimento de 10% a 15% na colheita deste ano”.


Confira a programação da 12ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva

16 de fevereiro de 2024


9h30min - Recepção aos convidados e abertura da exposição e venda de azeites e outros produtos relacionados


10h - Painel sobre Olivoturismo – Auditório

Painelistas:

- André Bertolucci – Olivas de Gramado

- Renato Fernandes – Presidente do Ibraoliva

- Luiz Fernando Rodrigues – Secretário Estadual de Turismo

- Mediadora: Luciane Gomes – Revista Azeite e Olivais


11h - Cerimonial de Abertura (Palco Sunset) 


12h - Colheita simbólica (olival defronte o Deck Sunset)


12h30min - Visita ao mini lagar (novo espaço Azeiteria)


13h - Coquetel (Auditório Degustação Sensorial Harmonizada/ Segundo Andar Trattoria)


14h30min - Palestra sobre Sustentabilidade - Auditório

Painelistas

- Andrea Pampanelii – Diretora Grupo GKN

- Alex Sandro da Silva - Sócio da empresa SNA Soluções em Finanças e Gestão

- Laura Riffel Vanti – Advogada da Solange Neves Advogados

- Mediadora – Solange Neves – Diretora do Ibraoliva


15h30min - Atividades complementares (atrações do Olivas de Gramado)

- Degustação Sensorial Harmonizada

- Farm Tour nos Olivais e Bosque Encantado

- Bikes Voadoras

- Passeios cavalo

- Bikes elétricas/ carrinhos elétricos

- Trilhas auto guiadas

- Espetáculo " O Elfo da Montanha Mágica"

- Mini Fazendinha com pequenos animais

- Sunset com música ao vivo no fim de tarde


18 visualizações
bottom of page